Skip to content ↓
Publications

Atitudes e percepções sobre a infância e violência contra crianças e adolescentes no Brasil

Este relatório apresenta os dados da “Pesquisa nacional sobre atitudes e percepções sobre maus-tratos e violência contra crianças e adolescentes no Brasil”, que foi realizada pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal e pelo Instituto Galo da Manhã e contou com apoio técnico da Vital Strategies Brasil.

O trabalho tem como principal objetivo compreender como a população brasileira se comporta em relação ao tratamento dado às crianças pelos adultos na posição de cuidadores e parte da premissa de que a violência contra criança é um fenômeno que conta com algum grau de subjetividade: os debates sobre violência física e psicológica constantemente esbarram na definição dos limites do que deve e o que não deve ser tratado como violência. Ou seja, existe um espectro amplo do que se consideram práticas educativas e há discordância sobre em qual momento esses comportamentos passam a ser abusivos e devem ser considerados casos de violência.

Nesse cenário, o estudo visa compreender o comportamento da população brasileira e ampliar a conscientização para enfrentar e reduzir o uso de práticas violentas e, assim, construir um compromisso nacional pelo fim da violência contra crianças e adolescentes.